Salmo 91
Meu Deus é uma Fortaleza!
A sua verdade é escudo e broquel. Salmo 91.4B
Salmo 91 na linguagem de hoje
A verdade de Deus em suas promessas do salmo 91 dizendo que Deus é o nosso escudo. Ele não é verdadeiro apenas para conosco, mas também em relação às promessas que fez.
Quando o inimigo sussurra pensamentos de medo e condenação em nossa mente, espantamos, por vezes, esse ataque dizendo: "Minha fé é forte, porque sei que meu Deus é fiel e sua verdade é meu escudo!
Escuto as pessoas falarem com frequência: "Não posso habitar no esconderijo do Altíssimo, eu fraquejo e caio em erro em muitas ocasiões! Sinto-me culpado e indigno". Deus conhece tudo sobre as nossas fragilidades, por isso, enviou seu Filho Jesus Cristo. Não podemos mais ganhar ou merecer essa proteção, assim como não temos condição de ganhar nem merecer a salvação. O principal ponto é que, se escorregamos e caímos, não podemos permanecer no chão. É Necessário que nos levantemos, arrependamos e voltemos para debaixo do escudo protetor. Ainda bem que o versículo 4b do Salmo 91 afirma que a fidelidade é do Senhor e não nossa, mas sim o nosso escudo.
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:13
O versículo 4 do Salmo em estudo expressa novamente o compromisso e a fidelidade de Deus em ser nosso Escudo de proteção. É a fidelidade do Senhor que nos coloca de pé e nos faz continuar.
Baluarte
O verso também afirma que a verdade de Deus é nosso baluarte. De acordo com o dicionário bíblico Nelson, um baluarte é uma torre construída ao longo dos muros de uma cidade, da qual defensores atiram flechas e jogam grandes pedras nos inimigos. Pense nisso! A verdade de Deus em suas promessas não é apenas um escudo, mas também uma torre, de onde, sendo fiel a nós, vê o inimigo, o qual não consegue entrar pelo nosso ponto cego.O dicionário define baluarte como uma trincheira ou muro defensivo, defesa fortificada; quebra-mar; a parte da lateral de um navio acima do deque. Se você está a bordo de um navio esse termo o faz visualizar a defesa do senhor. Perceba que o Salmo 91.4 declara a fidelidade de Deus para nós como escudo e baluarte. Ele está usando dois símbolos de fortificação e defesa. Ele é a nossa torre, nosso muro para nos resguardar de maneira coletiva e nosso escudo.